quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Hopedar: Uma Bênção de Deus!

“Porque não havia lugar para eles na hospedaria”

Lc 2.7b

Todos nós gostamos do Natal, das ruas enfeitadas de luzes, as grandes e belas árvores que os centros comerciais fazem, é tudo tão lindo!... Mas as luzes e as bolas brilhantes de variadas cores escondem uma grande falta: a falta de vontade de hospedar.

Maria quando já estava com contrações para dar à luz não encontrou nem hospedaria, nem ninguém que a quisesse hospedar. Por isso, deu à luz seu primogênito em uma estrebaria, o envolveu em panos e o colocou numa manjedoura. Maria e José, como pais zelosos, sabiam que aquele lugar não oferecia as condições de higiêne e conforto, mas fizeram o que estava ao seu alcance. Era isso o que podiam fazer naquele momento para que seu filhinho não ficasse ao relento, era melhor ficar debaixo de um teto aquecido junto aos animais.

A Bíblia nos ensina a hospedar e também como fazê-lo. É o que lemos em Rm 12.13: “compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.” Hospedar é isso, é compartilhar o que temos com o nosso próximo. Por isso, gostaria de compartilhar algumas coisas práticas que aprendemos nestes 25 anos em que estamos exercendo a hospitalidade:

1. Não se preocupe em impressionar o visitante, ele apenas quer sua atenção e companhia.

2. Ore por seus visitantes para que o Senhor use esse tempo em sua vida e na de seus convidados.

3. Não se meta em dívidas, o Senhor somente quer que você compartilhe o que tem, não o que gostaria de ter.

4. Não faça receitas mirabolantes e caras, um bom arroz com feijão, salada e bife agradam mais que qualquer outro prato que a deixará cansada e com menos tempo para desfrutar da visita.

5. Não faça receitas novas, use aquelas que você sabe fazer bem e que agrada a todos. Tentar uma receita nova pode se transformar em uma decepção para você.

6. Lembre-se de que vocês não estão sendo avaliados, o visitante só precisa de um pouco de atenção. Todos somos imperfeitos.

7. Mantenha a casa em ordem, mas não é preciso que esteja impecável. Não fique fazendo grandes faxinas antes e durante a presença de seus convidados. Aproveite a presença deles e relaxe.

8. Procure fazer as coisas de modo que sua rotina seja mantida. Inclua passeios desde que isso não tumultue sua rotina. Deixar suas atividades normais para agradar o visitante pode fazê-lo sentir que está atrapalhando.

9. Receber um convidado pode ser uma ótima oportunidade para rirem juntos e ensinar os filhos a compartilhar o que têm.

10. Tente compensar seus filhos por precisarem emprestar seus quartos aos visitantes. Sempre os compensávamos com algo simples a ponto de fazerem escalas para ver quem quem seria o próximo a emprestar o quarto.

11. Se há assuntos não tratados entre os membros da família, é melhor não ficar expondo o problema a seus convidados.

12. Procure saber com antecedência se o visitante tem alguma limitação física (nesse caso, afaste os móveis, etc) ou intolerância a algum alimento, bem como suas preferências.

13. Sendo possível, faça todos os cafés e sucos sem açúcar e prepare os alimentos sem usar caldos em tabletes, molho de soja e margarina, devido o glutamato monossódico que pode causar alergia grave; as sobremesas podem ser gelatina ou uma fruta de época.

14. Coloque etiquetas com a voltagem elétrica nos banheiros e quartos.

14. Ao receber crianças mantenha os remédios e produtos de higiêne e limpeza fora do alcance delas para evitar perigos.

15. Ao receber crianças guarde os brinquedos favoritos de seus filhos, ele pode emprestar outros de que goste menos e assim evita-se desconforto entre todos.

16. Ao receber crianças estabeleça os horários e escalas para uso de videogame, computador e TV e avise antes.

Não desanime, hospedar é prestar um serviço aos santos e um dom a serviço de Deus. Talvez um dia possa ser surpreendido como afirma o texto bíblico: “não se esqueçam da hospitalidade, foi praticando-a que sem o saber, alguns acolheram anjos” (Hb 13.2). Que Deus nos abençoe!

Rosa Maria de Oliveira del Pino

Nenhum comentário: