quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Conselhos Para as Nossas Compras

“Os conselhos são importantes para quem quiser fazer planos,

e quem sai à guerra precisa de orientação” – Pv 20.18

Quando começa o ano é comum fazermos planos para o novo ano que se inicia. Os planos são necessários para as nossas vidas e devem fixar objetivos concretos. Melhorar nossa vida exige disciplina e esforço e a Bíblia afirma que os nossos planos precisam de orientação, ou seja, de princípios. As estatísticas sempre apontam que ao iniciar o ano as pessoas cada vez estão mais endividadas. Profissionais de diversas àreas que exercem suas profissões com responsabilidade e cautela, ao saírem às compras, o fazem sem nenhuma estratégia de consumo, consumindo compulsivamente levando ao endividamento.

O desejo humano de consumir e possuir é infinito e as instituições de propaganda sabem disso, utilizando o nosso desejo para que compremos mais. Por outro lado, os nossos recursos e orçamentos domésticos são finitos e limitados. Para manter o equilíbrio entre essas duas coisas se torna necessário princípios e estratégias. Assim, seguem alguns conselhos que espero serem úteis para as nossas famílias:

1. Valorizar o contato pessoal diário com os nossos filhos. Sua sede de consumir pode estar relacionada com a ausência de afeto e comprar-lhes muitos brinquedos caros não supre essa carência.

2. Planejar as nossas prioridades como família. Chamar os filhos para participar da elaboração do orçamento doméstico poderá ser uma surpresa agradável como família e eles se sentirão membros participantes.

3. Separar um caderno e por nele “todos” os seus gastos, inclusive os diários, mensais, semestrais e anuais. Inclua, também, diversão, férias e viagens. Roupas, calçados e acessórios precisam entrar no orçamento, senão serão comprados compulsivamente. Deixe um espaço para anotar os gastos diários para ver onde excedemos.

4. Antes de comprar faça as seguintes perguntas:

a) Eu realmente preciso disso?

b) Ela está na minha lista de prioridades?

c) Eu posso passar sem comprar esse produto?

d) Eu tenho dinheiro e preciso aplicar nessa compra? Posso substituir por um produto que tenha as mesmas qualidades e seja mais barato?

Com base nas perguntas veja o que pode ser cortado do orçamento.

5. Dê preferência às “marcas brancas”, ou seja, produtos com a marca do supermercado. Geralmente são produtos excedentes comprados de fábricas conhecidas, com embalagem mais simples, sem propaganda específica e, por isso, pagamos mais barato.

6. Sabemos que gastamos mais com produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica. Geralmente os produtos básicos são suficientes. Os produtos de higiene pessoal não são embelezadores e nem fazem tratamento, para isso é necessário comprar produtos específicos.

7. Produto comum como o vinagre é útil para a limpeza de vidros, parte interna dos guarda-roupas para evitar mofo e de tênis (eles ficam limpinhos!). Usá-lo diretamente em um pano úmido sem diluição.

8. O bicarbonato de sódio deve ser usado para limpar os interiores de geladeiras, microondas, fornos e freezers. Além de tirar o cheiro, conserva e não tem perfume. É só diluir uma colher de sopa em um litro de água morna e passar com um pano.

9. Evite embalagens com muitas cores, brilho e personalizadas. Geralmente custam mais que o produto contido.

10. Dê uma olhada no seu guarda-roupa e compre peças que combinem com as que você já tem. Isso te dará mais possibilidades de uso.

Como você pode ver, apesar do refrão popular de que “se conselho fosse bom, não se dava, vendia”, a Bíblia diz que os conselhos são importantes. Espero que estes conselhos possam ser bênçãos em sua vida familiar.

Rosa Maria de Oliveira del Pino

Nenhum comentário: