quinta-feira, 27 de março de 2008

É Pau, É Pedra, É o Fim do Caminho

Quantas vezes em nossa vida, diante das dificuldades, essas palavras do conhecido compositor brasileiro vem em nossas mentes? Quantas vezes não pensamos assim: que chegamos ao final de nossas forças, que não dá mais, que se esgotaram as chances?

Às vezes, casais que sua união têm 20 ou 30 anos chegam a esta conclusão: que não dá mais para continuar. As dificuldades são tantas que não dá mais para sobrepujar. Há tanta pedra, tanto pau, muitos sinais de escombros, sinais de que a casa veio ao chão.

Porém, pedra e pau podem ser materiais para a construção da fundação de uma casa bonita. São materiais usados para construir pontes e viadutos, ligando caminhos. Quem não acha bonita uma montanha povoada por fortes árvores? Pedra e pau! Todavia, quando pensamos em pau e pedra, estes materiais estão destituídos de seus entornos naturais que lhe dão vida – árvores e montanhas. Pau e pedra foram usados na crucificação de Jesus para o perdão dos nossos pecados e libertação de nossas vidas – montanha e cruz. Jesus foi crucificado numa cruz de madeira e levantado no monte Gólgota “para que todo que nele creia não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Jesus foi bem claro quando afirmou que “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33).

Dentro de um casamento é impossível não termos aflições, conflitos, opiniões diferentes e, às vezes, até divergentes. Somos humanos e o ser humano é cheio de contradições, até mesmo em sua própria constituição. Somos 60% líquido e parece impossível que nos mantenhamos de pé, caminhemos e façamos as coisas incríveis que fazemos. Mas somos também carne e ossos, materiais tão distintos que parece difícil provar que realmente existimos; porém, existimos e fomos feitos para vivermos juntos uns dos outros. Necessitamos desesperadamente dos demais seres humanos. Se você se observar no espelho por 1 minuto e pensar no seu consumo diário provavelmente milhares de pessoas estarão envolvidas na produção dos bens que você usa, como tomar banho todos os dias, comer 3 vezes ao dia e usar o vestuário que usa, bem como todos os tipos de objetos que você necessita. Já pensou nisso?

Pau e pedra! Materiais tão diferentes e tão necessários para a construção de casas, de pontes, de caminhos. Pontes e caminhos, soluções tão necessárias para reconstruir e reforçar nossos relacionamentos. É pau, é pedra, é o inicio do caminho ...

Rosa Maria de Oliveira del Pino.

Nenhum comentário: